Escrito por Giuseppe Pastura, Tadeu Takao Almodovar Kubo, Emerson Leandro Gasparetto, Otavio Figueiredo, Paulo Mattos & Alexandra Prüfer Araújo|15/03/2016 |Palavras chave: Attention deficit hyperactivity disorder · Cortical thickness · Children · Cortex
Our objective was to perform a pilot study in order to evaluate cortical thickness and brain volume in a sample of Brazilian ADHD children and compare these to those of TDC, taking into account the influence of clinical presentation.
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Escrito por • Giuseppe Pastura • Thomas Doering • Emerson Leandro Gasparetto •Paulo Mattos • Alexandra Prüfer Araújo|30/11/2015|Palavras chave: Attention deficit hyperactivity disorder • Diffusion tensor imaging • White matter • Fractional anisotropy
Our objective was to perform a pilot study in order to evaluate cortical thickness and brain volume in a sample of Brazilian ADHD children and compare these to those of TDC, taking into account...
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Escrito por Giuseppe Pastura|10/2017|
O que explica o comportamento arriscado do adolescente? Por que os jovens de 10 a 20 anos tomam decisões que, muitas vezes, colocam suas vidasem risco? Por que bebem tanto?...
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Escrito por Giuseppe Pastura, Tadeu Takao Almodovar Kubo, Maria Angélica Regalla, Cíntia Machado Mesquita, Gabriel Coutinho, Emerson Leandro Gasparetto, Otávio Figueiredo, Paulo Mattos, Alexandra Prüfer de Queiroz Campos Araújo|13/06/2016|Palavras chave: transtorno do déficit de atenção com hiperatividade; criança, memória.
Objetivo: Realizar estudo piloto para investigar a associação entre memória de trabalho e espessura cortical em crianças com transtorno de défict de atenção e hiperatividade (TDAH).
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Escrito por Carlos Alberto de Mattos Ferreira|20/04/2019|Palavras chave: desenvolvimento infantil; Freud; Winnicott; Piaget; Vygotsky.
O presente artigo apresenta uma síntese das principais abordagens sobre a importância do brincar no processo do desenvolvimento infantil e na constituição do Eu. O texto baseia-se numa mirada sintética sobre as contribuições de Freud, Winnicott, Piaget e Vygotsky, sinalizando que a origem desses estudos sobre a brincadeira tem origem na obra freudiana. A relevância dessas reflexões e articulações visa apontar para as profundas implicações do brincar nas ações clínicas e educativas.
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Escrito por Ana Cláudia de Azevedo Peixoto, Andréa Lúcia Guimarães Caroli e Silvia Regina Mariama|01/05/2019|Palavras chave: Mutismo Seletivo; Tratamento cognitivo-comportamental; Estudo de caso.
Pretende-se apresentar nesse trabalho um estudo de caso descrevendo uma intervenção bem-sucedida para o transtorno de ansiedade denominado Mutismo Seletivo, em uma menina em idade escolar, adotando a Terapia Cognitivo-Comportamental como base para a formulação e intervenção terapêutica. MS refere-se a um distúrbio de ansiedade na infância cuja característica principal está na recusa em falar com algumas pessoas, utilizando-se muitas vezes, formas alternativas de comunicação e emprego mínimo de uso da fala. O caso será descrito em quatro fases: participante e histórico desenvolvimental; avaliação inicial; intervenção terapêutica e evolução do tratamento, e resultados. A intervenção terapêutica foi realizada na freqüência de uma consulta semanal de 60 minutos aproximadamente, com interrupção nos períodos de férias escolares, no consultório particular, em atendimentos na residência da paciente e encontros no contexto escolar. Fizeram parte do processo terapêutico: a paciente, seus familiares, amigos, coordenadores, professores da escola e psiquiatra. Os resultados evidenciaram que a intervenção terapêutica adequada, em parceria com a escola e a psiquiatra, foi eficaz e eficiente para auxiliar a paciente com esse transtorno na recuperação da fala como meio de comunicação.
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